Os costumes e tradições são parte integrante e basilar da nossa cultura. Consideramos de superior importância manter, não só as tradições comuns aos territórios e que tornam tão rico o património cultural do nosso País, mas também e, fundamentalmente, dar continuidade as que são exclusivamente nossas, como é o caso do “Dia dos Idades”.
Sendo uma iniciativa espontânea e popular entende o Município dar a merecida importância a este evento, por forma a valorizar, não só o dia assinalado, mas também homenagear todos os que sentem a nossa terra.
Para tal desiderato, levaremos a cabo uma iniciativa no dia 12 de agosto que não irá modificar o que já é hábito (e bom hábito), mas que visa, apenas, acrescentar valor a esta nossa tradição, e ao que lhe está subjacente: as nossas pessoas e as suas vivências, porque elas são a alma da nossa terra. Neste sentido e com o objetivo de elaborar um álbum fotográfico, solicitamos que cada grupo nos envie fotografias antigas em que constem os elementos desse ano. Álbum esse que será entregue nesse dia aos elementos dos grupos aderentes.
Este dia, para além da importância incomensurável que encerra, acresce ainda maior relevância na vida dos Figueirenses, visto ser um ponto de encontro para muitos. A cada ano nessa data, “faz-se” Figueira e faz-se em cada memória e recordação vivida por cada um; faz-se a cada ponta de saudade; a cada lágrima; a cada gargalhada… Essa é Figueira, feita por todos e cada um de nós!
O envio das fotografias, devidamente identificadas com o ano e número de participantes, deve ser feito para idades@cm-fcr.pt até ao dia 1 de agosto de 2017.