Discurso de Tomada de Posse do Senhor Presidente da Câmara Municipal

Exma. Senhora Presidente da Assembleia Municipal,

Exmos. Senhores Vereadores e Senhora Vereadora,

Exmos. Senhores e Senhoras membros da Assembleia Municipal,

Exmos. Senhores Presidentes de Junta e demais membros,

Exma. Senhora Deputada à Assembleia da Républica, Dulcineia Moura,

Estimados Alcaldes de nuestro país vecino, muchas gracias por estar aquí compartiendo este importante momento con nosotros,

Caros colegas Presidentes de Câmara, Presidentes de Assembleias Municipais e Vereadores de outras autarquias,

Permitam-me um cumprimento especial aos Bombeiros Voluntários Figueirenses pelo serviço exemplar prestado aos cidadãos do concelho — no socorro, no transporte de doentes urgentes e no combate aos fogos. Este ano foi particularmente difícil, e o vosso empenho e dedicação merecem o maior reconhecimento.

Autoridades civis, militares e religiosas aqui presentes,

Comunicação Social,

Minhas Senhoras e Meus Senhores, Caros Concidadãos,

Quero cumprimentar todos os que hoje cessam funções na Assembleia Municipal, na Câmara Municipal e nas Assembleias de Freguesia do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. 

A todos, endereço uma palavra sincera de reconhecimento e gratidão pelo serviço prestado à nossa terra, pela dedicação à causa pública e pelo contributo dado ao desenvolvimento das nossas freguesias e do nosso concelho.

Aos que hoje iniciam o seu mandato, formulo votos de sucesso e de uma colaboração estreita, assente na proximidade, no diálogo e no trabalho, para continuarmos a construir um futuro melhor para os cidadãos do nosso concelho.

Agradeço, de forma calorosa, àqueles que foram a razão da minha recandidatura e que são a razão da minha dedicação à nossa terra – os nobres cidadãos do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

A todos, Figueirenses, o meu mais sincero obrigado.

Obrigado pela confiança, pelo apoio e pelas palavras de encorajamento que senti e que tenho sentido em cada freguesia, em cada rua, em cada rosto.

O que é certo é que sinto hoje que vale sempre a pena darmos o nosso melhor, aliarmo-nos dos melhores e juntarmos forças e determinação no que fazemos. O resultado foi a expressiva e inequívoca vitória!

Ganhámos em todas as mesas de voto para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal e, das 10 Freguesias, conquistámos 9. Esta é a prova de que os cidadãos do concelho reconheceram o nosso trabalho, a nossa dedicação e a nossa competência.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

As eleições ganham-se através do exercício democrático do voto –livre e consciente. Não se vencem na secretaria ou através da difamação, como alguns tentaram. Em qualquer ato eleitoral o povo é quem mais ordena e é quem decide democraticamente.

Mas esta vitória não é só minha, ou da minha equipa, é, acima de tudo, VOSSA, é de todos os Figueirenses!

Neste ato solene e institucional, renovo a minha honra, diante de todos os presentes, em ser, orgulhosamente, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

E digo-o com emoção, porque o alcance desta conquista só foi possível, como todos sabem, com trabalho intenso, entrega total, vontade de vencer e ambição de promover mudança a diário. Uma mudança que nos fez avançar. Esse é, e sempre foi, o nosso propósito. E SIM, este é o nosso compromisso – FIGUEIRA VAI CONTINUAR A AVANÇAR!

Hoje é um dia que mistura orgulho, emoção e um profundo sentido de responsabilidade.

Hoje é o dia que assumo novamente a Presidência da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo com a alma cheia — cheia de gratidão, de esperança e de amor pela minha terra.

Cara a cara, olhos nos olhos, sem qualquer subterfúgio, assim me apresento diante de todos e de cada um, sem temer críticas, mas sempre convicto de que o exercício das minhas funções requer transparência, rigor e entrega. Assim sou e tenciono permanecer.

Faço-o por respeito a quem me elegeu, faço-o por todos os figueirenses e, acima de tudo, faço-o por uma questão de honra e de salvaguarda do meu bom nome e da minha família.

Estou aqui de corpo e alma, pronto para dar continuidade a um projeto que se iniciou há quatro anos e que me prende pela responsabilidade que assumo e pela confiança, agora redobrada, que depositaram em mim e na minha equipa, que nunca desistiu, mesmo quando o caminho parecia difícil.

Falo-vos de uma equipa incansável, inabalável e extraordinária. Cada um com o seu prestimoso contributo, complementa o seu próximo e fortalece o seu todo. Somos uma equipa unida, solidária, leal e combativa. Diria mesmo que somos imbatíveis, pela nossa capacidade de trabalho e de entrega à causa pública, sempre com verdade e ética.

Permitam-me que dirija um especial reconhecimento à nossa Presidente da Assembleia Municipal, a minha querida amiga Sandra Monique.

Sandra, este é mais um mandato de responsabilidade, para o qual sei que tu estás ao leme, acompanhada de uma equipa que enaltece e prestigia o povo figueirense. Estou-te grato pela dedicação, isenção e elevação que tens dedicado, e continuarás a dedicar, a este tão importante órgão deliberativo.

Agradeço, do fundo do coração, à minha família — o meu porto seguro, o meu maior pilar –, pelo seu incondicional apoio, compreensão e confiança.

Sinto-me um privilegiado pela família que tenho, de quem herdei valores inabaláveis dos meus pais e da minha irmã e pela linda família que constituí, por quem assumo redobrada responsabilidade como marido, pai, genro, tio e cunhado. À minha mulher e às minhas filhas, aqui deixo as minhas desculpas pelas minhas ausências, mas é por uma nobre causa – nem sempre estou presente, porque me encontro a servir as pessoas do meu concelho e, por isso, agradeço sempre a Vossa compreensão.

E à outra família, a dos amigos com que a vida me brindou, verdadeiros companheiros de luta, de causas, de convívio e de uma jornada de bons momentos e de amparo nos menos bons. A todos, a minha mais profunda gratidão.

Agradeço também aos funcionários da Câmara Municipal, aos membros das juntas de freguesia, das instituições, das associações e a todos os que, de forma discreta, mas incansável, fazem de Figueira um concelho singular e aprazível.

Hoje, olhando para trás, sinto orgulho no caminho que percorremos juntos.

Figueira mudou para melhor. Figueira avançou.

Mostrámos que vale a pena acreditar, que vale a pena lutar, e que, quando há união e vontade, tudo é possível.

Porém, o nosso trabalho não termina aqui. Pelo contrário! – Agora é tempo de continuar, porque Figueira não vai parar.

Queremos prosseguir na trajetória de evolução e de mudança, associando-nos a parceiros estratégicos e implementando medidas que nos permitam atrair e fixar pessoas, criar melhores condições, promover o que mais nos orgulha, honrar os nossos e inspirar os jovens a fortalecer os seus laços afetivos com a terra.

Permaneceremos exigentes e reivindicativos diante de problemas que assolam a nossa região. Para isso, uniremos esforços, saberemos trabalhar em cooperação com os municípios vizinhos.

Porque somos um concelho raiano, vamos reforçar a cooperação transfronteiriça porque a nossa proximidade com Espanha é uma oportunidade para crescer juntos — partilhando recursos, cultura, turismo e desenvolvimento económico.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, que integra 15 municípios e serve mais de 200 mil cidadãos, tem de assumir-se como o verdadeiro motor do desenvolvimento da nossa região — promovendo a coesão territorial, a valorização dos recursos locais e o futuro das populações que aqui vivem. Esta Comunidade Intermunicipal precisa de reforçar a sua ação e de melhorar a sua imagem junto dos cidadãos que representa. Como membro efetivo, quero dar o meu contributo para que a união, a cooperação e o verdadeiro espírito CIM prevaleçam e se tornem cada vez mais fortes. A CIMBSE não pode ser apenas uma carruagem que segue o rumo dos outros — tem de ser a locomotiva que puxa pelo desenvolvimento, pela coesão e pelo progresso de toda a sua região de influência.

Caros Figueirenses,

Ilustres convidados,

O caminho nem sempre tem sido fácil e cada vez acredito mais que, se acaso fosse fácil, certamente não seria para mim, para nós. Não estamos acostumados a coisa fácil e é precisamente aí que reside o desafio e o gosto especial das vitórias alcançadas.

Fazendo um balanço dos últimos quatro anos, é reconfortante constatar que Figueira de Castelo Rodrigo mudou. Mudou e avançou! 

Temos a noção de que muito já foi orgulhosamente feito, mas estou consciente de que muito ainda há para fazer. Porque este projeto em que acreditamos — um projeto de progresso, de justiça social, de valorização do nosso concelho e das suas gentes —, não se esgota em quatro anos, nem em oito. É um projeto de futuro, de continuidade, com raízes firmes e visão clara.

Durante este mandato que agora cessa, trabalhámos arduamente. Recuperámos tempo perdido. Executámos! Cumprimos!

Fizemos obra pelos quatro cantos do concelho, planeámos com rigor e investimos com responsabilidade.

– Reforçámos os cuidados de saúde à população, não só através do Seguro Municipal de Saúde, que tem agora um espaço renovado para garantir o serviço aos nossos munícipes, mas também nas largas dezenas de operações gratuitas às cataratas que realizámos aos nossos cidadãos, graças à colaboração da Fundação Álvaro Carvalho, nosso distinto médico e conterrâneo, a quem hoje expresso a minha gratidão. Bem-haja Dr. Álvaro!

– Somos de boas contas, pagamos a tempo e horas a empresas, fornecedores e famílias, e demos provas disso, desde o arranque do nosso mandato.

– Apoiámos todas as associações, IPSS e juntas de freguesia, sem discriminar nenhuma.

– Apoiámos os nossos agricultores e os criadores de gado, que são os pilares da nossa economia local e guardiões das nossas tradições.

– Apoiámos os nossos estudantes, no acesso ao ensino superior, e os nossos finalistas, porque acreditamos que a educação é o passaporte para um amanhã melhor, e porque confiamos no talento dos nossos jovens.

– Apoiámos a natalidade, porque queremos um concelho com mais vida e um futuro mais atrativo para os jovens casais.

– Ajudámos esses jovens casais a fixarem-se aqui, porque acreditamos que é possível viver com qualidade e dignidade na nossa terra. E a muitos deles, garantimos a tão importante proximidade à sua família, como suporte de uma vida em que as crianças convivem saudavelmente com os seus avós e demais familiares.

– Apoiámos os nossos empresários e atraímos empresas, fomentámos a criação de emprego e trouxemos investimento.

Por falar em investimento, uma palavra de agradecimento ao – Eng.º Filipe Morais, pela compra dos Lacticínios da Marofa, cujo investimento total ronda os 6 milhões de euros, já com candidatura aprovada ao COMPETE, que vai criar 30 postos de trabalho e produzir dentro de poucos meses o nosso famoso queijo da Marofa.

– Elevámos a autoestima coletiva da população, promovemos o concelho, dentro e fora de portas, e organizámos eventos de qualidade para todas as idades.

– Demos visibilidade à nossa cultura, à nossa identidade, à força do nosso concelho e hoje somos notícia pelos melhores motivos.

– Os resultados falam por si: Recuperámos tempo perdido e o concelho avançou e é hoje reconhecido por isso.

Mas, quem acha que já está tudo feito, engana-se! Ainda temos muito por conquistar. Ainda temos muito caminho para andar.

Vamos continuar a trabalhar para todos, com a seriedade, a humildade e a verdade que assumimos, desde o primeiro dia de mandato, com a coragem e com o sentido de missão que já nos definem.

Sobre o futuro, não basta querer. É preciso antecipá-lo com trabalho e com uma estratégica capaz de integrar cada figueirense num projeto que nos é comum – A NOSSA TERRA.

O futuro é o presente que hoje, unidos, construímos. Conto convosco para esta batalha, cujo pelotão é constituído por homens e mulheres cuja aspiração suprema é um concelho melhor, mais evoluído para quem cá vive e interessante para quem nos visita. E oxalá que seja o porto de abrigo dos filhos que hão-de ganhar asas, mas sabem que poderão sempre regressar para a terra à qual nos orgulha pertencer.

Vamos arregaçar as mangas! Não tememos nem o trabalho nem tão pouco a cobardia alheia, que se esconde atrás de perfis falsos mas redes sociais.

A nossa resposta será sempre dizer ‘PRESENTE’, será sempre trabalhar mais e mais, em prol do desenvolvimento do nosso concelho.

Os próximos anos serão de compromisso, de coragem e de esperança.

Queremos continuar a fazer do concelho uma terra com futuro, onde cada pessoa se sinta orgulhosa de viver, trabalhar e nunca perca a capacidade de sonhar e acreditar.

Para o concelho, e tal como tenho vindo a defender e a anunciar, temos um conjunto de pretensões imediatas, de ações estratégicas e devidamente planeadas e orientadas para o futuro, assumidas com muita responsabilidade:

No setor das OBRAS:

  • Vamos terminar a reabilitação da entrada sul de Figueira, dando-lhe mais dignidade;
  • Vamos continuar com ampliação do Cemitério Municipal, que está praticamente concluída, assim como a reabilitação total do Posto da GNR, cujo investimento é de cerca de um milhão e meio de euros, financiado a 100% pelo Governo, através do Orçamento de Estado;
  • Vamos concluir o Centro Paroquial, o Restaurante do Complexo Desportivo e de Lazer de Castelo Rodrigo, a Casa do Povo de Vilar de Amargo, e vamos terminar a “Casa do Azeite” de Vale de Afonsinho e a Rua da Pedriça em Barca d’Alva;
  • Neste mandato, vamos fazer o maior investimento de sempre na educação, com o arranque da reabilitação total da Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, dando condições de excelência a toda a comunidade escolar, num investimento de mais de 6 milhões de euros, cujo financiamento é totalmente garantido pelo Governo, tendo já sido publicado o aviso de candidatura a semana passada, estando a nossa escola com referência de prioritária e para reabilitação urgente. A obra já vai ser este mês adjudicada.
  • Finalmente, e depois de quase 3 anos à espera de um parecer da Agência Portuguesa do Ambiente, vamos iniciar a construção da Praia Fluvial na Barragem de Santa Maria de Aguiar.
  • Vamos continuar com o projeto do sistema de regadio para a agricultura (já previsto por este governo na estratégia Nacional para a Gestão da Água e no Plano Nacional de Regadios)
  • Vamos reabilitar a Avenida Sá Carneiro e Avenida 25 de Abril (projeto já concluído), requalificar o Largo Dr. Vilhena e o Jardim da Câmara Municipal, mantendo as grades e a traça original, cujo projeto já está também concluído.
  • Queremos e vamos construir a Pedovia de ligação de Figueira de Castelo Rodrigo ao Convento de Santa Maria de Aguiar.
  • Vamos construir o Parque Ecológico, de Lazer e de Desporto, no Campo de Futebol do Rodelo, que vai mudar por completo o nosso Rodelo, valorizando e dignificando aquela zona de Figueira.
  • Também no Rodelo, vamos, de imediato, reabilitar a Rua Dom Dinis.
  • Vamos construir 12 habitações na zona histórica a custos controlados, em parceria com o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, com financiamento do PRR a 100%.
  • Não desistiremos e vamos continuar a colaborar com a Infraestruturas de Portugal, IP, na prossecução dos trabalhos técnicos para a Reabilitação da Linha do Pocinho – Barca de Alva, cujo estudo prévio está concluído e com parecer positivo da Câmara Municipal, estando agora o projeto em execução.

Na atribuição de APOIOS:

  • Vamos continuar a apoiar os nossos agricultores através de uma bolsa de incentivos, que contempla serviço de consultoria, apoio para a aquisição de alfaias, maquinaria agrícola, plantação de arvores, vedações e furos para captação de água.
  • E continuaremos a apoiar os Criadores de Gado, com apoio financeiro por cabeça de gado ovino, caprino, bovino e asinino.
  • Também, as Instituições Particulares de Solidariedade Social e todas as demais entidades que prestem serviço de apoio à população carenciada e à população envelhecida, terão a nossa atenção.
  • Estaremos do lado Juntas de Freguesias e das Associações do concelho, apoiando com meios técnicos e financeiros
  • Vamos continuar a apoiar o comércio local e dinamizar a economia local
  • Vamos continuar a cuidar dos nossos, através do Seguro de Saúde Municipal e continuar com as operações gratuitas às cataratas, em parceria com a Fundação Álvaro Carvalho.
  • Também em parceria com esta fundação, organizaremos mais jornadas médicas assistenciais com consultas gratuitas de várias especialidades para os cidadãos e prosseguiremos a reivindicar, incessantemente, à ULS da Guarda e ao Ministério da Saúde, mais médicos para o nosso Centro de Saúde.

Senhora Presidente da ULS, Drª Rita Figueiredo, esta também tem de ser a sua missão. Contamos com o seu inestimável apoio!

Finalmente, continuaremos a dinamizar os eventos FAT – Feira Agrícola Transfronteiriça, “Figueira Terra Natal”, “É Cá da Terra”, “Rainha da Amendoeira em Flor”, “Festas da Vila”, “Dia dos Idades” e “Semana do Livro e das Artes”, porque sentimos que muito têm contribuído para a autoestima coletiva e para a dinâmica económica concelhia.

Figueirenses,

Caros concidadãos,

Vão ser 4 anos de trabalho intenso. Não me hei-de cansar, havemos de conseguir vencer as mais duras batalhas, desde que nos mantenhamos unidos e empenhados em potenciar a coesão territorial e até clamar pelas necessárias e urgentes reformas estruturais e de política territorial de que o nosso país padece.

Não há portugueses de primeira nem portugueses de segunda, e todas as regiões importam, independentemente da representatividade eleitoral de cada concelho ou das implantações partidárias em cada região.

Estamos proibidos de baixar os braços e de abdicar dos nossos sonhos!

Quem ama cuida! E nós vamos continuar a cuidar! Vamos continuar a avançar e a progredir!

Vamos refazer esperanças, renovar sonhos e reconstruir destinos.

Viva, mas viva sempre o nosso mui nobre concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

Muito obrigado!